Futuro

Menos filtro, mais autocuidado: o skincare e o futuro dos cosméticos no mundo pós-pandemia

por: Luís Felipe e Marcelo Carneiro

Nunca nos preocupamos tanto com envelhecer como agora. O assunto está estampado em todos os lugares. Nas capas das revistas com o segredo daquela atriz de Hollywood, nos outdoors com as modelos jovens e esguias, nas propagandas que nos são direcionadas todos os dias nas mídias sociais. Mas que resultado podemos prever dessa crescente tendência no mercado pós-pandemia?

Como se não bastasse esse bombardeio de informações 24h por dia, enfrentamos uma crise de saúde mundial em que o principal grupo de risco são pessoas com idade avançada. O coronavírus expôs uma verdade que ainda relutávamos em aceitar: precisamos envelhecer com mais saúde e qualidade de vida.

A cientista brasileira PhD Alessandra Zonari é uma das pessoas mais apropriadas para falar sobre o assunto. Ela é co-fundadora da OneSkin, uma das startups das quais investimos. A empresa cresce no Vale do Silício desde 2016 e trabalha para reverter o envelhecimento diretamente em células senescentes. Ela aponta o combate ao envelhecimento como a próxima grande tendência mundial no mercado da saúde, da beleza e dos cosméticos.

"O que estamos aprendendo com essa pandemia é que combatendo o envelhecimento é possível fazer mais em resposta à doença", explica. Alessandra comenta que, além de trabalhar para combater o vírus da Covid-19, é também preciso fortalecer o corpo, já que somos "hospedeiros do vírus". "Envelhecimento há muito é considerado um fator de risco em inúmeras doenças, mas o envelhecimento é, em si, uma doença que pode ser tratada".

O mercado e a era do autocuidado

O que Alessandra aponta vai ao encontro a uma tendência muito maior que vivemos mundialmente, que é a era do autocuidado. Quem possui rede social consegue enxergar o movimento em que os posts têm seguido ultimamente. No Instagram, por exemplo, a hashtag #autocuidado subiu vertiginosamente até mais de 1 milhão de fotos. Nunca consumimos tanto conteúdo sobre autocuidado como no último ano - e isso só se intensificou com a Covid-19.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Consumoteca, 67% dos entrevistados afirmam ter investido em produtos de autocuidado no último mês. Diane Kelter, analista de tendências americanas, afirma que o autocuidado está em fase de evolução. Em outras palavras, a era dos "10 produtos antes de dormir" está chegando ao fim. A especialista diz que o autocuidado estará cada vez mais atrelado a melhorar hábitos já existentes na rotina do que a criação de novas rotinas e novos hábitos. Isso significa que as pessoas estarão mais atentas ao que comem, consomem e como cuidam de si.

Rotinas saudáveis para um envelhecimento saudável

Refeições mais planejadas, maior cuidado na hora de selecionar conteúdos a serem consumidos e escolhas mais conscientes. A nova era do autocuidado vai ser totalmente voltada para tratar o envelhecimento como uma doença combatida com rotinas saudáveis desde cedo.

"Nunca é tarde para incorporar hábitos saudáveis, não importa a sua idade", afirma Alessandra. A cientista afirma que uma das melhores práticas do combate ao envelhecimento é a prevenção. "Nos últimos dois anos eu mudei alguns dos meus próprios hábitos, como exercício diário, meditação, jejum e uma dieta mais saudável, e já posso sentir o impacto disso na minha saúde e energia".

A indústria do autocuidado se tornou um mercado avaliado em US$450 milhões, como aponta um estudo levantado pela Uniwax. Esse mesmo estudo afirma que 62% dos americanos procuram consumir produtos de beleza veganos, demonstrando maior preocupação com a rotina de cuidados com a pele.

A tecnologia que ela aplica nos laboratórios da OneSkin fala por si só. A startup realiza pesquisas que buscam estender o tempo de longevidade da pele das pessoas, prevenindo marcas de expressão e doenças associadas ao envelhecimento. "Pesquisas de longevidade mostram que estilos de vida e intervenções terapêuticas são capazes de adiar o processo de envelhecimento e aumentar o número de anos saudáveis", explica ela. "Envelhecer é tratável".

Conheça mais sobre o trabalho da OneSkin aqui. E acompanhe o Instagram da empresa para saber antes do produto sem precedentes que será lançando ainda este ano e que pretende revolucionar o mercado de skincare contribuindo para a longevidade e o antienvelhecimento da pele.

Compartilhe

Luís Felipe e Marcelo Carneiro

2Future is a holding company formed by companies focused on supporting the future generations.